Autoatendimento

Entenda seu hidrômetro

O hidrômetro é o aparelho instalado pelo SAMAE PAPANDUVA para registrar o volume de água consumida mensalmente pelo cliente. Com base neste volume é calculado o valor á pagar.

A leitura do medidor deve ser efetuada em intervalos de aproximadamente 30 (trinta) dias, observados o mínimo de 27 (vinte e sete) e o máximo de 33 (trinta e três) dias, de acordo com o calendário de leitura.

Ocorrendo impedimento de acesso para fins de leitura, os valores faturáveis de água de demanda excedentes, ativas e reativas, devem ser as respectivas médias aritméticas dos 12 (doze) últimos faturamentos anteriores à constatação do impedimento, exceto para a demanda de potência ativa cujo montante faturável deve ser o valor contratado, quando cabível. Portanto é de suma importância que o hidrômetro esteja em local de fácil acesso no dia da leitura.

Você pode acompanhar seu consumo fazendo a leitura do hidrômetro. Uma prática que ajuda até mesmo a identificar gastos acima da média, que pode ser indício, por exemplo, de vazamento.

Isto é simples: Há números pretos e outros vermelhos. Anote os pretos e faça o seguinte cálculo para comparar com o mês anterior: subtraia os números pretos daqueles constantes na última fatura. O resultado é o consumo da última leitura até a presente data.

Lembre-se de que o hidrômetro é um bem público e o cliente é responsável por sua conservação.

  • O hidrômetro é um aparelho de medição que serve para registrar, continuamente, o volume de água consumido.
  • O SAMAE PAPANDUVA não fabrica hidrômetros, mas exige que os que são instalados na cidade tragam impresso no visor da relojoaria as logomarcas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).
    Essas logomarcas identificam que o aparelho foi fabricado para o SAMAE PAPANDUVA, obedecendo ao rigoroso padrão exigido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), definido pela Portaria n° 246, de 17 de outubro de 2000, do INMETRO.
  • O SAMAE PAPANDUVA só instala hidrômetro com o lacre do INMETRO, que certifica a qualidade do medidor.
  • A fixação, a guarda e a conservação do CAVALETE (Caixa de proteção, onde o hidrômetro é instalado) é de responsabilidade do usuário.
  • O hidrômetro deve ser sempre mantido na posição plana (não inclinado), para não provocar o desgaste prematuro do equipamento. Bem instalado, conservado e com o lacre intacto, ele registra, com segurança, a quantidade de água consumida.
  • Somente os funcionários do SAMAE PAPANDUVA têm permissão para instalar hidrômetros. Nunca altere a posição de instalação do medidor, sob pena de cobrança de multa por violação.
  • Comunique o SAMAE PAPANDUVA quando for efetuar reforma em seu imóvel que necessite da remoção do lacre de segurança.

Qualquer dúvida entrar em contato conosco pelo telefone 47 3653 1124 ou vir até o escritório.