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O que é água potável?

A água potável é aquela que possui a qualidade exigida pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, lei federal que determina os padrões de potabilidade para a água tratada. A água potável é destinada para o consumo humano, para ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal. A água potável tem a garantia de qualidade através de um rigoroso controle de analises físico-química e bacteriológica.


O que é uma certidão negativa de débito?

É o documento que atesta a veracidade de inexistência de débitos, ou seja, no início de cada ano é emitida as certidões daqueles clientes que não ficaram com nenhum pagamento pendente do ano anterior.


Não recebi ou minha fatura foi rasurada, como posso efetuar o pagamento da mesma?

No site você pode retirar a 2 ª via da sua fatura e com ela efetuar normalmente o pagamento da sua conta de água. Basta apenas ter em mãos o seu número de matrícula, encontrado na sua fatura do mês anterior. Você também pode retirar a 2ª via da sua fatura no escritório, para isso, basta informar o nome completo cadastrado como cliente e/ou o número da matricula. Com estas mesmas informações, você pode, também, solicitá-la por e-mail, visite a aba “Contato” e solicite sua fatura.


O que é preciso para fazer a ligação de água?

Para solicitar um pedido de ligação, o usuário deve comparecer ao nosso escritório e apresentar os seguintes documentos: (original e cópia que ficara arquivada no junto ao cadastro).

•    Documento de identificação com foto e CPF do morador (Obrigatório);
•    Contrato de compra e venda ou escritura do terreno, comprovando que o solicitante é o proprietário do mesmo (Obrigatório);
•    Informações quanto à localização e descrição do imóvel;
•    Se possível, levar uma conta de água do vizinho mais próximo, confirmando que passa rede de água no local;
•    Em caso de pessoa jurídica, além do documento do terreno, trazer o contrato social da empresa e cartão do CNPJ; O SAMAE tem um prazo de (15) quinze dias úteis para realização da ligação de água, condicionada a existência de rede no local e, a instalação da caixa padrão na divisa (testada) do imóvel.


O que é hidromêtro?

O hidrômetro é o aparelho instalado pelo SAMAE para registrar o volume de água consumida mensalmente pelo cliente. Com base neste volume é calculado o valor a pagar.
Você pode acompanhar seu consumo fazendo a leitura do hidrômetro. Uma prática que ajuda até mesmo a identificar gastos acima da média, que pode ser indício, por exemplo, de vazamento.
Isto é simples: Há números pretos e outros vermelhos. Anote os pretos e faça o seguinte cálculo para comparar com o mês anterior: subtraia os números pretos daqueles constantes na última fatura. O resultado é o consumo da última leitura até a presente data.
IMPORTANTE LEMBRAR: O hidrômetro é um bem público e o cliente é responsável por sua conservação.


O que fazer se houver alguma alteração na qualidade da água?

Qualquer suspeita de alterações na qualidade da água é imprescindível que o usuário entre em contato com o SAMAE, para que nossos técnicos programem uma visita a sua residência e verifiquem o problema e as medidas a serem tomadas para saná-lo.


Por que minha água está branca?

Ao contrário do que muitos pensam não é excesso de cloro na água. O produto químico utilizado para desinfecção da água é o hipoclorito de sódio e este não gera alterações na cor da água, seu aspectos é semelhante à água sanitária utilizada em residências. Este aspecto esbranquiçado da água é decorrente do aumento de pressão na rede de distribuição, que reage com o oxigênio presente na água. Quando isso ocorrer, faça o teste: encha um copo com água e observe que rapidamente ela volta ao seu aspecto normal. Além disso, ressaltamos que não há perigo nenhum. Você pode consumir esta água normalmente.


Por que é importante ter uma caixa d'gua em minha casa?

O SAMAE trabalha para fornecer água de qualidade e atender a crescente demanda. Contudo, quando se faz necessário a realização de reparos na rede pública, fecham-se os registros e áreas são isoladas. Deste modo, até terminar a operação de manutenção, realizar a descarga de água necessária e novamente preencher as tubulações pode levar algumas horas e sendo assim, sem caixa d’água os clientes ficarão sem água para execução de suas atividades cotidianas. Ainda, a existência de caixa d’água em residências esta previsto no código de obras do município.


Por que a água após uma manutenção na rede pública tem sua qualidade reduzida?

A equipe operacional é responsável por efetuar as manutenções e realizar os procedimentos para que o retorno do abastecimento ocorra sem alterações na qualidade da água para o cliente. Ainda sim, se houver alguma alteração o cliente deve fechar o registro localizado no cavalete e entrar em contato com a concessionária.


Quais os horários de atendimento ao público da SAMAE?
De segunda a sexta-feira 
Das 08:00 às 12:00 
Das 13:30 às 17:00

Quais os documentos necessários para a transferência de titularidade e inclusão de usuário?
Estas solicitações devem ser feitas obrigatoriamente no Atendimento Presencial, devendo ser realizada pelo proprietário/usuário, responsável com procuração ou inventariante.
O solicitante deverá estar munido de toda documentação original exigida, pontuada a seguir:
a) Documento de vinculação do usuário ao imóvel:
- Escritura Pública do imóvel/matrícula atualizada do Registro de Imóveis; ou
- Contrato de compra e venda (com assinaturas do comprador e do vendedor reconhecidas); ou
- Contrato de locação vigente (com assinaturas do proprietário e do locatário reconhecidas); 
- Proprietário do imóvel, tem que estar ciente e de acordo com a transferência.

b) Documentos pessoais:
- Pessoa física: CPF e RG ou CNH;
- Pessoa jurídica: CNPJ, Contrato Social, CPF e RG ou CNH do representante legal;
- Quando for representante (terceiro) apresentar: procuração do usuário/proprietário (Pessoa Física); ou procuração do sócio administrador (Pessoa Jurídica); ou Inventário de Bens designando inventariante ou Certidão de Óbito com definição do(s) herdeiro(s).

Observação: sempre que necessário, o SAMAE  se reserva o direito de solicitar outros documentos além dos citados acima, de acordo com a peculiaridade de cada caso.

Em caso de pagamento em duplicidade, como proceder?

As faturas pagas em duplicidade são devolvidas automaticamente na sua próxima fatura. Caso isso não ocorra automaticamente o titular/usuário deverá comparecer ao Atendimento Presencial no escritório e apresentar o comprovante de pagamento das faturas quitadas em duplicidade, a fim de solicitar o ressarcimento ou compensação nas faturas posteriores.


Quais os documentos necessários para ligação nova de água?
O solicitante deve formalizar o pedido de Ligação de Água no Atendimento Presencial do SAMAE munido, preferencialmente, de uma fatura de água do imóvel mais próximo (vizinho), para facilitar a localização da nova ligação. Neste momento, serão repassadas também as informações técnicas para instalação da caixa padrão do SAMAE:
O pedido de nova ligação poderá ser realizado pelo proprietário/usuário, responsável com procuração. O solicitante deverá apresentar os documentos originais, relacionados abaixo:
a) Documento de vinculação do usuário ao imóvel:
- Escritura Pública do imóvel/matrícula atualizada do Registro de Imóveis; ou
- Contrato de compra e venda (com assinaturas do comprador e do vendedor reconhecidas); ou
- Contrato de locação vigente (com assinaturas do proprietário e do locatário reconhecidas).
b) Documentos pessoais:
- Pessoa física: CPF e RG ou CNH;
- Pessoa jurídica: CNPJ, Contrato Social, CPF e RG ou CNH do representante legal;
- Quando for representante (terceiro) apresentar: procuração do usuário/proprietário (Pessoa Física); ou procuração do sócio administrador (Pessoa Jurídica).
c) Regulamentação junto a prefeitura do município (quando há determinação municipal):
- IPTU; ou
- Alvará de construção; ou
- Habite-se;
- Declaração de manutenção predial da prefeitura.

Observação: sempre que necessário, o SAMAE se reserva o direito de solicitar outros documentos além dos citados acima, de acordo com a peculiaridade de cada caso.

Pode haver mais de uma ligação de água no mesmo terreno?

No imóvel abastecido por um único ramal predial, com economias de categorias de uso distintas, e/ou dependências comerciais isoladas, o SAMAE poderá executar ligação de água independentes, desde que o interessado se adeque as especificações do Padrão de Ligação Predial do SAMAE.


Quando a unidade usuária está passível a suspensão (corte) do fornecimento de água no cavalete por falta de pagamento das faturas?

A falta de pagamento das faturas de água superiores ao prazo de 30 (trinta) dias expõe a unidade usuária à suspensão do abastecimento de água.


Após o pagamento das faturas pendentes como posso solicitar o restabelecimento do abastecimento de água em minha unidade?

Após o pagamento das faturas em uma das redes bancárias trazer as faturas pagas ao escritório do SAMAE e a ordem de serviço de religação será aberta na hora, o prazo de religação é de até 4 horas depois de apresentados os comprovantes. E a taxa de religação somente será cobrada na primeira fatura depois de religada a unidade consumidora.


Quais são as possibilidades de faturamento do volume de água fornecido ao imóvel?
O volume de água faturado é o volume efetivamente registrado na fatura de água, seja volume mínimo, medido, médio ou estimado, para fins de cobrança dos serviços prestados.
a) Mínimo: é a tarifa mínima correspondente à disponibilidade mínima mensal de água, estabelecida na Tabela Tarifária vigente, para as respectivas categorias e o número de economias. Será aplicada sempre que o volume medido for inferior ao mínimo fixado;
b) Medido (ou Lido): é o volume de água resultante do cálculo das diferenças entre a leitura atual e a anterior, coletada no hidrômetro instalado no imóvel;
c) Médio: é o volume de água calculado com base na média aritmética dos últimos 06 (seis) meses, resultante do histórico de volume fornecido ao imóvel, aplicado quando o acesso ao hidrômetro se encontra impedido;
d) Estimado: é o volume de água estimado para ligações prediais de água desprovidas, temporariamente, de hidrômetro ou para fins de fornecimento temporário de água tratada.

Onde posso retirar a Declaração de Adimplência?

Esta declaração pode ser emitida diretamente no site do SAMAE, ou vir até o escritório e solicitar ao atendente. 


Como faço para incluir/excluir o débito automático das minhas faturas?
Estas solicitações, tanto de inclusão como de exclusão, são realizadas diretamente no banco, pelo usuário da conta.
O SAMAE possui convênio em débito automático com os seguintes bancos:
- Banco do Brasil
- Bradesco
- Caixa
- Sicoob

Onde é solicitada a Aferição do hidrômetro?

O pedido é feito somente no Atendimento Presencial pelo titular/usuário ou procuração. Em casos de excesso de consumo em que o cliente já verificou que não há vazamento oculto. O hidrômetro é aferido de acordo com as normas no INMETRO e se o laudo constatar problema o recálculo da fatura oriunda de aferição de hidrômetro será alterado com base no consumo do novo hidrômetro instalado (1 ciclo de leitura completo) e/ou pela estimativa de consumo do novo hidrômetro num período não inferior a 15 dias projetados para 30 dias. Caso contrário (se não houver problema), o hidrômetro retorna para a residência e será cobrada taxa de aferição.


O que é ligação temporária e quais os documentos necessários para a solicitação?

As ligações temporárias de água são aquelas destinadas ao abastecimento de circos, feiras, exposições ou outros eventos temporários. Elas devem ser solicitadas no Atendimento Presencial do SAMAE e serão autorizadas mediante apresentação prévia de alvará de funcionamento e documentos pessoais originais do responsável (Pessoa Física: CPF e RG ou CNH; Pessoa Jurídica: CNPJ, Contrato Social, CPF e RF ou CNH do representante legal) e a taxa emitida paga.


Se não houver o pagamento de alguma fatura, serei avisado?

Sim. A existência de faturas não pagas é comunicada por meio de mensagem no corpo da fatura e também será emitido após 30 dias de vencimento um reaviso para pagamento das faturas em aberto.


Qual o prazo para o SAMAE efetuar a ligação predial de água em rede pública de distribuição e/ou coletora existentes?

O prazo é de 15 (quinze) dias úteis, contados a partir da data do pedido de ligação nova e aprovação do padrão de Ligação Predial de Água pelo SAMAE.


Qual o prazo para o SAMAE efetuar a leitura do hidrômetro?
O SAMAE efetuará as leituras, bem como os faturamentos, em intervalos de, aproximadamente, 30 (trinta) dias, observados o mínimo de 27 (vinte e sete) dias e o máximo de 33 (trinta e três) dias.
Há exceção no faturamento inicial, o qual poderá corresponder a um período de 15 (quinze) a 47 (quarenta e sete) dias.

Onde posso obter a 2ª via da Fatura de Água?

Você poderá requerer a segunda via da fatura de água no Atendimento Presencial do SAMAE ou ainda pelo site.

2ª via online


Onde pagar a sua fatura?
As faturas podem ser pagas, nas agências bancárias conveniadas, através de caixa eletrônico, parceiros das agências como correios, nas lotéricas, internet banking, aplicativos dos respectivos bancos e débito automático.
Bancos conveniados:
Banco do Brasil;
Caixa Econômica Federal;
Bradesco;
Sicoob.

Quais as penalidades decorrentes do cometimento de infrações?

As penalidades podem ser a suspensão do fornecimento do serviço e multas pecuniárias.


O SAMAE possui uma tabela de serviços disponíveis aos usuários?

Sim. O SAMAE disponibiliza em seu site uma tabela completa de serviços com valores e prazos de execução.