A água potável é aquela que possui a qualidade exigida pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, lei federal que determina os padrões de potabilidade para a água tratada. A água potável é destinada para o consumo humano, para ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal. A água potável tem a garantia de qualidade através de um rigoroso controle de analises físico-química e bacteriológica.
É o documento que atesta a veracidade de inexistência de débitos, ou seja, no início de cada ano é emitida as certidões daqueles clientes que não ficaram com nenhum pagamento pendente do ano anterior.
No site você pode retirar a 2 ª via da sua fatura e com ela efetuar normalmente o pagamento da sua conta de água. Basta apenas ter em mãos o seu número de matrícula, encontrado na sua fatura do mês anterior. Você também pode retirar a 2ª via da sua fatura no escritório, para isso, basta informar o nome completo cadastrado como cliente e/ou o número da matricula. Com estas mesmas informações, você pode, também, solicitá-la por e-mail, visite a aba “Contato” e solicite sua fatura.
Para solicitar um pedido de ligação, o usuário deve comparecer ao nosso escritório e apresentar os seguintes documentos: (original e cópia que ficara arquivada no junto ao cadastro).
• Documento de identificação com foto e CPF do morador (Obrigatório);
• Contrato de compra e venda ou escritura do terreno, comprovando que o solicitante é o proprietário do mesmo (Obrigatório);
• Informações quanto à localização e descrição do imóvel;
• Se possível, levar uma conta de água do vizinho mais próximo, confirmando que passa rede de água no local;
• Em caso de pessoa jurídica, além do documento do terreno, trazer o contrato social da empresa e cartão do CNPJ; O SAMAE tem um prazo de (15) quinze dias úteis para realização da ligação de água, condicionada a existência de rede no local e, a instalação da caixa padrão na divisa (testada) do imóvel.
O hidrômetro é o aparelho instalado pelo SAMAE para registrar o volume de água consumida mensalmente pelo cliente. Com base neste volume é calculado o valor a pagar.
Você pode acompanhar seu consumo fazendo a leitura do hidrômetro. Uma prática que ajuda até mesmo a identificar gastos acima da média, que pode ser indício, por exemplo, de vazamento.
Isto é simples: Há números pretos e outros vermelhos. Anote os pretos e faça o seguinte cálculo para comparar com o mês anterior: subtraia os números pretos daqueles constantes na última fatura. O resultado é o consumo da última leitura até a presente data.
IMPORTANTE LEMBRAR: O hidrômetro é um bem público e o cliente é responsável por sua conservação.
Qualquer suspeita de alterações na qualidade da água é imprescindível que o usuário entre em contato com o SAMAE, para que nossos técnicos programem uma visita a sua residência e verifiquem o problema e as medidas a serem tomadas para saná-lo.
Ao contrário do que muitos pensam não é excesso de cloro na água. O produto químico utilizado para desinfecção da água é o hipoclorito de sódio e este não gera alterações na cor da água, seu aspectos é semelhante à água sanitária utilizada em residências. Este aspecto esbranquiçado da água é decorrente do aumento de pressão na rede de distribuição, que reage com o oxigênio presente na água. Quando isso ocorrer, faça o teste: encha um copo com água e observe que rapidamente ela volta ao seu aspecto normal. Além disso, ressaltamos que não há perigo nenhum. Você pode consumir esta água normalmente.
O SAMAE trabalha para fornecer água de qualidade e atender a crescente demanda. Contudo, quando se faz necessário a realização de reparos na rede pública, fecham-se os registros e áreas são isoladas. Deste modo, até terminar a operação de manutenção, realizar a descarga de água necessária e novamente preencher as tubulações pode levar algumas horas e sendo assim, sem caixa d’água os clientes ficarão sem água para execução de suas atividades cotidianas. Ainda, a existência de caixa d’água em residências esta previsto no código de obras do município.
A equipe operacional é responsável por efetuar as manutenções e realizar os procedimentos para que o retorno do abastecimento ocorra sem alterações na qualidade da água para o cliente. Ainda sim, se houver alguma alteração o cliente deve fechar o registro localizado no cavalete e entrar em contato com a concessionária.
As faturas pagas em duplicidade são devolvidas automaticamente na sua próxima fatura. Caso isso não ocorra automaticamente o titular/usuário deverá comparecer ao Atendimento Presencial no escritório e apresentar o comprovante de pagamento das faturas quitadas em duplicidade, a fim de solicitar o ressarcimento ou compensação nas faturas posteriores.
No imóvel abastecido por um único ramal predial, com economias de categorias de uso distintas, e/ou dependências comerciais isoladas, o SAMAE poderá executar ligação de água independentes, desde que o interessado se adeque as especificações do Padrão de Ligação Predial do SAMAE.
A falta de pagamento das faturas de água superiores ao prazo de 30 (trinta) dias expõe a unidade usuária à suspensão do abastecimento de água.
Após o pagamento das faturas em uma das redes bancárias trazer as faturas pagas ao escritório do SAMAE e a ordem de serviço de religação será aberta na hora, o prazo de religação é de até 4 horas depois de apresentados os comprovantes. E a taxa de religação somente será cobrada na primeira fatura depois de religada a unidade consumidora.
Esta declaração pode ser emitida diretamente no site do SAMAE, ou vir até o escritório e solicitar ao atendente.
O pedido é feito somente no Atendimento Presencial pelo titular/usuário ou procuração. Em casos de excesso de consumo em que o cliente já verificou que não há vazamento oculto. O hidrômetro é aferido de acordo com as normas no INMETRO e se o laudo constatar problema o recálculo da fatura oriunda de aferição de hidrômetro será alterado com base no consumo do novo hidrômetro instalado (1 ciclo de leitura completo) e/ou pela estimativa de consumo do novo hidrômetro num período não inferior a 15 dias projetados para 30 dias. Caso contrário (se não houver problema), o hidrômetro retorna para a residência e será cobrada taxa de aferição.
As ligações temporárias de água são aquelas destinadas ao abastecimento de circos, feiras, exposições ou outros eventos temporários. Elas devem ser solicitadas no Atendimento Presencial do SAMAE e serão autorizadas mediante apresentação prévia de alvará de funcionamento e documentos pessoais originais do responsável (Pessoa Física: CPF e RG ou CNH; Pessoa Jurídica: CNPJ, Contrato Social, CPF e RF ou CNH do representante legal) e a taxa emitida paga.
Sim. A existência de faturas não pagas é comunicada por meio de mensagem no corpo da fatura e também será emitido após 30 dias de vencimento um reaviso para pagamento das faturas em aberto.
O prazo é de 15 (quinze) dias úteis, contados a partir da data do pedido de ligação nova e aprovação do padrão de Ligação Predial de Água pelo SAMAE.
Você poderá requerer a segunda via da fatura de água no Atendimento Presencial do SAMAE ou ainda pelo site.
As penalidades podem ser a suspensão do fornecimento do serviço e multas pecuniárias.
Sim. O SAMAE disponibiliza em seu site uma tabela completa de serviços com valores e prazos de execução.